Gestão Comercial e Vendas
Apresentação
O Técnico de Comércio e Vendas é um profissional qualificado que de forma autónoma, ou integrado numa equipa de trabalho, está apto a planear, organizar e gerir a venda de produtos e/ou serviços, de forma a propiciar um melhor desempenho da empresa, procurando atingir a satisfação e a fidelização dos clientes.
Acesso e ingresso
1. Podem candidatar-se ao acesso de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da ESTGV:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, e pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro.
2. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, e pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro.
2. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
Saídas profissionais
Atividades Principais
- Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas;
- Elaborar relatórios sobre atividades comerciais;
- Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação;
- Negociar produtos ou serviços e aplicar técnicas de vendas;
- Gerir clientes, identificando as suas necessidades de forma a propor o produto adequado;
- Avaliar os produtos da empresa, caraterizar o tipo de clientes, recolher informação sobre a concorrência e o mercado e propor melhorias de forma a satisfazer e fidelizar os clientes;
- Organizar e gerir a força de vendas, definindo objetivos, a estrutura e a sua dimensão;
- Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico;
- Gerir a receção e o tratamento de reclamações considerando a importância estratégica do serviço pós-venda;
- Desenvolver a politica de marketing e vendas e acompanhar a sua aplicação;
- Gerir os canais de distribuição e os métodos de armazenamento apropriados aos diferentes clientes.
- Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas;
- Elaborar relatórios sobre atividades comerciais;
- Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação;
- Negociar produtos ou serviços e aplicar técnicas de vendas;
- Gerir clientes, identificando as suas necessidades de forma a propor o produto adequado;
- Avaliar os produtos da empresa, caraterizar o tipo de clientes, recolher informação sobre a concorrência e o mercado e propor melhorias de forma a satisfazer e fidelizar os clientes;
- Organizar e gerir a força de vendas, definindo objetivos, a estrutura e a sua dimensão;
- Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico;
- Gerir a receção e o tratamento de reclamações considerando a importância estratégica do serviço pós-venda;
- Desenvolver a politica de marketing e vendas e acompanhar a sua aplicação;
- Gerir os canais de distribuição e os métodos de armazenamento apropriados aos diferentes clientes.
Plano Curricular
|
Áreas Científicas
Áreas | ECTS |
481 - Ciências Informáticas | 5 |
341 - Comércio | 42 |
344 - Contabilidade e Fiscalidade | 5 |
380 - Direito | 5 |
314 - Economia | 5 |
347 - Enquadramento na Organização/Empresa | 4 |
345 - Gestão e Administração | 14 |
223 - Língua e Literatura Materna | 5 |
222 - Línguas e Literaturas Estrangeiras | 4 |
342 - Marketing e publicidade | 26 |
461 - Matemática | 5 |
Total | 120 |
Avaliação e Qualidade
Relatório anual no âmbito do SIGQ
Relatório de Curso - 2023/2024
Relatório de Curso - 2022/2023
Relatório de Curso - 2021/2022
Empregabilidade
Informação estatística: DGEEC
Relatório de Curso - 2023/2024
Relatório de Curso - 2022/2023
Relatório de Curso - 2021/2022
Empregabilidade
Informação estatística: DGEEC
Outras informações
Formação em Contexto de Trabalho
A componente de formação em contexto de trabalho visa a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades práticas do respetivo perfil profissional
A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre e está assegurada através de protocolos que a ESTGV e a ESTGL estabeleceram com as entidades ou empresas da região de Viseu e Lamego e em casos pontuais das regiões limítrofes.
Candidatura
Para consultar o edital, bem como outras informações, aceder à zona de Candidaturas aos CTeSP.
Para mais informações consultar a página do Departamento de Gestão.
A componente de formação em contexto de trabalho visa a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades práticas do respetivo perfil profissional
A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre e está assegurada através de protocolos que a ESTGV e a ESTGL estabeleceram com as entidades ou empresas da região de Viseu e Lamego e em casos pontuais das regiões limítrofes.
Candidatura
Para consultar o edital, bem como outras informações, aceder à zona de Candidaturas aos CTeSP.
Para mais informações consultar a página do Departamento de Gestão.
Código
T002Departamento
Departamento de GestãoGrau
CTeSPRegisto
R/Cr 123/2015 de 29-06-2015Duração
2 ano(s)Regime
DiurnoProvas de ingresso
Diretor de curso
Maria Isabel Dias RodriguesSecretariado do curso
Departamento de Gestão: dgest@estgv.ipv.ptTelefone: +351 232 480 597